Semana passada surgiu uma possível foto do controle do NX, próximo console daNintendo. A foto mostrava uma versão física do controle, que possuí uma tela na parte frontal, e bate com o projeto de uma patente registrada pela Nintendo.

Porém, a foto era de baixa qualidade, a imagem projetada na tela podia ser achada na internet (sendo de uma demo da Unreal Engine 4), e como sempre surgem diversos rumores e fakes desse tipo antes do anúncio de algum console, o rumor foi tratado como falso.

Eu mesmo nem cheguei a postar aqui por achar que não era real. A patente existe, mas várias patentes são registradas com ideias bizarras para acessórios, e poucas delas realmente viram realidade. E pra ser sincero, eu realmente achei que o controle parecia ser ruim demais pra ser real. Essa foi a foto vazada na semana passada:

> A foto:

> A patente:

> A comparação com a imagem da UE 4, disponí­vel na internet:

> A volta do controle

Só que a história ganhou força hoje (23). O usuário “perkele37” do Reddit postou novas imagens do controle, dessa vez realmente parecendo bem mais reais.

> As novas imagens:

> Além das fotos, ele também revelou mais algumas informações sobre o controle:

  • Apenas o centro dos analógicos de mexem, a base é estática, mais ou menos como funciona o Circle Pad do 3DS.
  • No lugar onde tradicionalmente ficam os gatilhos (R2, L2, RT, LT), o controle possui­ dois “botões de rolagem”. Sim, tipo esses do seu mouse.
  • A tela do controle produz uma pequena vibração ao tato, como uma confirmação, sistema que já é utilizado em celulares.
  • Existe uma entrada 3.5mm para fones de ouvido.

O usuário posteriormente disse que as fotos são do controle do kit de desenvolvimento do console, e que o layout não é o final ainda.

> Rumor ganhando força, mas continua sendo um rumor

Após a publicação das fotos, o jornalista? Andy McNamara, editor da Game Informer, publicou no seu twitter que haviam dito pra ele que o controle do NX não possuía botões frontais, então que essas fotos batem com as informações que haviam sido passadas pra ele, mas que não tinha como confirmar a veracidade.

Porém, tudo isso ainda é um rumor. Cada vez mais parece ser real, mas agora é esperar pra ver, e torcer para o que for mostrado ser bem diferente disso ai. A revelação do Nintendo NX vai ser feita na E3, em junho, então não falta muito pra sabermos o que realmente vai acontecer.

> Nintendo, sério, o que é isso?

Isso é só minha opinião, mas caras, que porra de controle é esse? Essa tela tomando toda a parte da frente do? controle, inclusive as áreas que ficarão encobertas pelas mãos, a falta de botões frontais tradicionais, os gatilhos sendo substituídos por botões de rolagem de mouse, o layout que parece bem desconfortável, enfim, não consigo nem escolher qual característica parece mais bizarra.

Essa “inovação necessária” que a Nintendo vem sempre tentando implementar nos seus aparelhos, infelizmente, hoje em dia tem mais afastado muitos jogadores do que feito o pessoal se empolgar. Fora que trabalhar com um controle tão diferente é uma barreira enorme para conseguir o apoio das desenvolvedoras, vai ser mais uma geração com os jogos multiplataforma ignorando o console da Nintendo? Complicado.

Eu gosto da empresa, e torço pro NX ser um bom console, mas no momento minha empolgação realmente acabou. É torcer pra não ser real, ou pelo menos, ser uma versão BEM inicial do conceito do controle. Nintendo, por favor, arruma isso.

E você, gostou do possível novo controle? Empolgado com o anúncio do NX? Deixe sua opinião, ou divida comigo sua tristeza. Está difícil.