Revelado oficialmente durante a E3 do ano passado, o novo capítulo de uma das maiores franquias do Xbox começa a ter os seus detalhes revelados. Capa da edição desse mês da Game Informer, Gears of War 4 está recebendo uma cobertura especial (ainda em andamento) da revista, e aqui vou reunir todas as informações que temos até o momento.

O jogo está sendo desenvolvido pelo estúdio The Coalition, novo first party da Microsoft, e criado quase que especialmente para cuidar de Gears of War, agora que a MS comprou a franquia da Epic Games. Apesar de novo, o estúdio conta com várias pessoas que trabalhavam nos primeiros jogos da franquia, então está tudo em casa.

> História

O jogo se passa 25 anos após os eventos de Gears of War 3, o que consequentemente traz uma série de novos personagens para a franquia. Serão 3 personagens jogáveis, todos estreantes: JD Fenix, Kait Diaz e Delmont Del Walker.

O produtor diz que a campanha de Gears of War 4 vai colocar os 3 personagens para “sobreviver a uma noite na floresta”, e todos os acontecimentos se passarão dentro de um período de 24 horas.

Existe uma série de novos inimigos no jogo, e eles são conhecidos como “The Swarm” (O Enxame), alguns com características mais “animais” do que humanoides. Foi confirmado também que a história ainda se passará em Sera, apesar do lugar estar bem diferente após todos esses anos.

A maior diferença são as tempestades, que acontecem com frequência e possuem níveis de intensidade diferentes, e além do visual, influenciam no gameplay, desde modificar a trajetória de projéteis e as ações do inimigos, mas quando chegam no nível mais alto, viram uma verdadeira luta pela sobrevivência, onde você vai ter inclusive que desviar dos raios e achar abrigo.

Como existem relativamente poucos sobreviventes em Sera, as forças do COG resolvem manter todos em estruturas fechadas, para a segurança. Mas como o pessoal nunca está satisfeito, começa a surgir um novo grupo, conhecido como “Outsiders“, que querem sair do domínio da COG, pois acham que não existe sentido em viver se não tiver liberdade.

> Os Personagens

JD Fenix

Protagonista do jogo, JD é filho do lendário Marcus Fenix. Ele saiu de casa ainda jovem para poder se juntar ao COG, porém depois de um incidente? que será mostrado do jogo, ele passa a ser um desertor, saindo sem autorização da organização e se juntando a um grupo de Outsiders.

Dublado por: Liam McIntyre

Kait Diaz

Nascida longe das cidades protegidas pelo COG, Kait é filha dos líderes dos Outsiders, mas vive sem o pai, que morreu tragicamente alguns anos atrás. Ela não conhece muito sobre o COG, mas é uma perita em sobrevivência, e desenvolve logo uma amizade com JD.

Dublada por: Laura Bailey

Delmont Del Walker

Melhor amigo de JD, tem uma história parecida com o protagonista. Também estava envolvido no incidente e teve que deixar o COG junto com JD. Ele continua extremamente fiel ao amigo.

Dublado por: Eugene Byrd

> Gameplay

Sobre o gameplay, foi confirmado que ele é muito mais parecido com o de Gears of War 3, e não de Judgement. Existem algumas novas mecânicas, como um “encontrão” que você pode aplicar para derrubar um inimigo ao correr na direção dele.

O clima da campanha é bem mais tenso dessa vez, “tenso” inclusive foi o termo escolhido pelo produtor para definir o jogo com apenas uma palavra. Essa tensão já existia no primeiro Gears of War, mas acabou se perdendo nas continuações. Mas agora será resgatada, inclusive com direito a alguns jumpscares.

O estúdio também confirmou que o multiplayer está recebendo muito mais atenção dessa vez, e está sendo trabalhado desde o início do projeto, junto com a campanha.

As tempestades, que afetam diretamente o gameplay durante a campanha, aparentemente não estarão presentes no multiplayer.

Nenhum modo de jogo ainda foi confirmado, mas parece que o modo Horda irá sim aparecer no jogo. E também foi confirmado que o multiplayer continuará sendo de “humanos vs monstros”, mas existiram 3 facções diferentes, a dos Swarms, como os monstros, e duas para os humanos, COGs e Outsiders. Ainda não foi confirmado se haverão mais facções diferentes, mas cada uma delas terá algumas características únicas, como uma faca exclusiva de cada facção.

> Mais informações

> Gears of War 4 rodará a 1080p e 30fps na campanha, mas a taxa será de 60fps no multiplayer.

> O jogo terá co-op online e offline, para 2 jogadores.

> Um beta do multiplayer irá acontecer nos próximos meses.

> Sobre um lançamento para PC, o produtor do jogo respondeu que é sim uma possibilidade. Mas até agora, continua sendo oficialmente um exclusivo do Xbox One.

> Gameplay do jogo (da E3 de 2015, mas continua sendo o único vídeo divulgado):

*Com informações de Game Informer e TecMundo Games.