Na segunda-feira, a Microsoft “liberou” o multiplayer online entre Xbox One e outras plataformas, deixando isso como opção para qualquer estúdio que quisesse implementar a função no seu jogo, e ainda convidando outras empresas (cof Sony cof cof) para fazerem o mesmo.

Hoje foi dia da Sony responder ao anúncio. Na verdade ela respondeu ao site Gamespot mesmo, que tinha pedido pra empresa se pronunciar sobre o assunto. Na resposta a Sony reforçou que apoia o cross-play desde 2002, com títulos como Final Fantasy XI, onde jogadores do PS2 e do PC já podiam jogar juntos, e disse que “(…) ficaríamos felizes de conversarmos com qualquer publisher ou desenvolvedor que estivesse interessado em fazer partidas entre plataformas?.

Resposta bem genérica, sem se comprometer muito, mas pelo menos é um começo. Sony já vem realmente apoiando o multiplayer integrado no PS4, e jogos como FF XIV,Rocket League e o recente Street Fighter V já permitem que jogadores do console e do PC participem das mesmas partidas.

Porém, enquanto o cross-play entre um console e PC vem ganhando força, o multiplayer entre os dois consoles ainda é sonho. Microsoft já liberou e até convidou, agora a Sony disse que conversaria feliz com quem quisesse implementar o função. Agora só resta sair da promessa, mas vai saber quando isso vai ocorrer.