Sim, parece que uma versão mais poderosa do Playstation 4 está pra chegar. Apelidada de Playstation 4.5, uma nova versão do console está sendo preparada, com maior potência gráfica e capacidade de rodar jogos na resolução de 4k (cerca de 4x a quantidade de pixel da atual 1080p).

Pelo menos esse é o rumor mais forte que apareceu nos últimos tempos. O site Kotaku publicou que obteve informações de pessoas que trabalham na indústria de que a Sony realmente está trabalhando na nova versão do console, e que já está apresentando o projeto para as desenvolvedoras de jogos (e foi ai que a informação começou a vazar).

Outros jornalistas do Kotaku disseram que suas fontes também confirmaram a existência do aparelho, e ainda algumas pessoas comentaram que ouviram desenvolvedores conversarem sobre o “PS4.5” durante a GDC 2016, que aconteceu há poucos dias.

A informação começou a se espalhar, e mais confirmações estão aparecendo, apesar de nenhuma oficial. Até alguns insiders (pessoas que trabalham na indústria de jogos) que postam no fórumNeoGAF estão dando o rumor como verdadeiro.

> Como será o “novo” console

Segundo as informações que temos no momento, o console não é um substituto do atual Playstation 4, mas só mais um modelo. Seria algo como um Iphone 6 e um Iphone 6s.

A ideia desse novo modelo é ter mais potência para utilizar o Playstation VR, já que essa tecnologia exige muito processamento, e para rodar jogos em uma resolução maior, tendo como meta a resolução 4k (o que é bem difícil de imaginar, já que o console teria que ser MUITO mais poderoso para rodar os jogos atuais nessa resolução).

A nova versão do console aparentemente não teria nenhum jogo exclusivo, tudo funcionaria tanto no Playstation 4 como nesse “Playstation 4.5”, mas pela maior capacidade de processamento, a resolução e taxa de frames seriam maiores no segundo modelo.

Parece que o novo console estaria disponível no mercado no final desse ano, e que o preço seria entre 400 e 500 dólares.

> Xbox One pode seguir o mesmo caminho

É bom lembrar que provavelmente o Playstation 4 não será o único console a receber uma nova versão, já rolaram boatos de que a Microsoft estaria também preparando uma versão mais potente do Xbox One, e inclusive o próprio Phil Spencer já declarou, durante uma palestra, que existe sim essa opção de melhorar o hardware do console.

> Futuro dos consoles

Tudo isso é rumor, e deve ser encarado como tal, apesar de realmente parecer que vai rolar. Pessoalmente, não sei se gosto da ideia, e nem estaria muito feliz se tivesse comprado o console há pouco tempo, mas vamos ver como tudo isso vai funcionar na prática, ou se realmente vai acontecer.

Atualizações do mesmo aparelho já são normais no mercado de celulares, de computadores, e até já aconteceram nos consoles, tendo como exemplo mais atual o portátil New 3DS, versão mais potente do 3DS lançada pela Nintendo.

Realmente é estranho pensar nisso como um padrão dos consoles, já que uma das vantagens de ter um videogame era justamente essa “segurança” do aparelho receber suporte durante a geração inteira. Tempos de mudança amigos, tempos de mudança.