Anunciado na Gamescom de 2013, Rime era um exclusivo do Playstation 4, produzido pelo estúdio Tequila Works. O jogo apresentava uma arte linda, além de um gameplay que parecia fortemente inspirado em ICO e Shadow of the Colossus, dois jogos que certamente estão na lista de preferidos de muita gente. Rime só voltou a aparecer na Gamescom de 2014, com um novo vídeo, que você pode conferir abaixo:

Desde o seu anúncio, o jogo conseguiu a atenção de muitos jogadores, e foi criado todo um hype em torno dele, sendo apontado como um dos principais jogos indies dessa nova geração. Quem acompanha fóruns e sites sobre games deve saber que Rime era presença garantida em listas de “mais esperados”, e um dos exclusivos mais aguardados do Playstation 4, principalmente por fãs do trabalho da Team ICO.

Só que, depois da apresentação em 2014, o jogo sumiu. Nada mais era mostrado, e a cada evento sempre existia a esperança, mas ele não aparecia. Todo mundo achou que ele estaria na Gamescom de 2015, e que ganharia data de lançamento, mas não, nenhuma informação. Existia até o pensamento de que era uma jogada de marketing, e que o jogo iria aparecer em algum evento, e ser lançado no mesmo dia, coisa que a Sony já fez antes. Mas também, infelizmente, não foi o caso.

> Sony cancela parceira com a desenvolvedora

Essa semana, Rime voltou a ser notícia, mas não da forma que os jogadores esperavam. A Tequila Works anunciou que a parceria com a Sony foi cancelada, e que ela tinha comprado de volta os direitos do jogo. O desenvolvimento de Rime continuaria, mas de forma independente, e a Sony não seria mais dona da marca.

A notícia em si já é estranha, mas nenhuma informação sobre motivos foi revelada, nem sobre mudanças de plataforma, não se sabe se o jogo continua apenas para o PS4, ou mesmo se ele ainda será lançado para o console da Sony. Uma informação interessante e que vazou no ano passado foi de que a princípio, a Tequila Works “ofereceu” Rime para o Microsoft, mas ela recusou o jogo, então após isso o jogo foi oferecido para a Sony, que fechou o acordo de exclusividade e estava ajudando financeiramente o desenvolvimento.

> Rime nunca existiu

Agora entra a parte mais bizarra. Segundo algumas fontes, o jogo na verdade nunca chegou a existir.

O trailer de divulgação foi criado para simular qual seria a proposta do projeto, mas era uma animação, nunca foi realmente um jogo, rodando no PS4. A ideia do estúdio era desenvolver Rime até o ponto do vídeo que foi divulgado, mas a Tequila Works não conseguiu fazer isso.

A Sony pegou os kits de desenvolvimento de volta, e cancelou a parceria e o financiamento da Tequila Works, já que mesmo depois de todo esse tempo, nem existia um jogo de verdade feito.

O maior problema apontado foi a direção da Tequila Works, que é feita por Raul Rubio, que já foi demitido por outro estúdio (MercurySteam), e os funcionários de lá já deram péssimas declarações sobre ele, dizendo que ele não entende nada sobre games, tecnologia, e só tem ideias ruins e malucas.

E pra completar, a presidente da Tequila Works é a esposa de Raul, que também não tem nenhum conhecimento sobre o mercado de jogos, e dizem que o estúdio só existe porque recebe dinheiro do governo espanhol para se sustentar.

Complicado.

> O que vai acontecer com o projeto

Triste para quem estava acompanhando e animado com o jogo. Tudo isso ainda é tratado como rumor, até porque de qualquer forma nada seria confirmado oficialmente, mas segundo fontes que viram o projeto, mesmo depois de anos de desenvolvimento, Rime é um jogo inacabado, perdido e sem muita perspectiva, bem diferente dos vídeos que eram usados na divulgação.

A única informação oficial mesmo é de que a Sony cancelou a parceria com a Tequila Works, mas ainda não sabemos qual vai ser o destino que o jogo terá a partir de agora. Mas seja qual for, não deve ser dos melhores.

*Com informações de NeoGAF, Super GamePlay e PS3 Brasil.