Super Meat Boy, um dos maiores símbolos dos jogos independentes, e também um dos mais populares, comentados e influentes títulos dos últimos anos.  Conhecido pela sua dificuldade diabolicamente astronômica, ganhando sempre declarações de amor por parte de crítica e do público, o jogo é um dos meus preferidos de todos os tempos, e também responsável por pelo menos 40% dos meus fios de cabelo brancos. Mas, o jogo é realmente tão bom assim?

É, e pra ilustrar isso, separei uma lista com 5 motivos que fazem Super Meat Boy ser tão bom, e além da lista, a estreia do Joga bluw, onde vai ter a série completa de SMB, e você pode começar a assistir aqui:

>>>>>>>>> Clique aqui para se inscrever e acompanhar!

Bora pra lista.

1- Gameplay moldado pelos deuses

Super Meat Boy é um jogo difícil. Não começa difícil, mas a cada nova fase vai exigindo mais e mais do jogador, até chegar ao seu limite. Porém, tudo isso é feito de forma justa, já que a sensação de controle do personagem é inacreditável, além de extremamente simples (movimentar, pular e correr). Você vai morrer muito, muito mesmo, mas nenhuma dessas mortes vai ser porque o jogo não respondeu ao comando como deveria. Sim, sempre vai ser culpa sua, por mais que na hora você não vá admitir isso.

2- A indescritível sensação de passar de uma fase

A partir da metade do jogo, a cada nova fase você vai ter a certeza que não tem como passar daquilo. Mas tem, e cada vez você consegue chegar mais perto, até o momento que finalmente vai completar a fase. E ai meu amigo, é a sensação mais gratificante que você vai ter em qualquer jogo. Sim, dura só até a próxima fase começar e sua vida voltar a ser miserável, mas cara, são alguns segundos de felicidade plena.

3- Desafio e repetição feitos da forma certa

Existe uma linha muito fina entre um jogo ser desafiador ou frustrante, e existem algumas formas de se fazer um jogo difícil da maneira correta. A primeira é dar ao jogador recursos justos para passar pelo que o jogo propõem, que nesse caso é feito com o gameplay totalmente preciso. E a segunda forma é cuidar para que as tentativas não se tornem massantes, e SMB consegue isso de várias formas, como por exemplo o recomeço instantâneo assim que você morre, o fato da música não parar/recomeçar e também as fases serem completadas em segundos, então você nunca vai ter que refazer uma parte longa. Fora que a morte é mostrada como algo integrado ao jogo, aparecendo até todas as suas tentativas no replay. Morrer aqui não é uma falha, é parte da graça.

4- Limitação técnica que não atrapalha

Eu sei, tem muita gente que não gosta de jogos independentes e com gráficos mais simples, que acham que é coisa de Super Nintendo e não deveriam ser feitos hoje em dia. Enfim, cada um com a sua opinião, e nem quero mudar o que você pensa também, apesar de achar que a pessoa acaba perdendo bons jogos por causa disso. Porém, é importante destacar que em Super Meat Boy essa falta de recursos não atrapalha em absolutamente nada no jogo. Com um orçamento maior de produção, o jogo até poderia ser mais bonito, mas não necessariamente melhor, já que não há nada no jogo que passe essa sensação de que não foi feito como deveria ser. E a arte do jogo tem seu charme, vai.

5- É muito conteúdo, amigo

São 125 fases no mundo principal do jogo. Mais 125 fases do Dark World (versão BEM mais difícil de cada mundo). Mais os Warp Zones. Mais as lutas contra chefes. Mais os Glitch Levels. Mais os personagens novos pra habilitar, os coletáveis e o Grade A+ pra pegar em casa fase. Fora mais uma caralhada de fases disponíveis fora da campanha principal. Se você se frustra pagando 200 reais em jogos que duram 6~8 horas, nesse aqui você vai ter 10 vezes esse conteúdo, e por 1% do preço – na sua Steam Sale preferida. Não tem como falar que não vale a pena.

Conhecendo o jogo

Sim, essa delícia de jogo vai ser a estrela da primeira série Joga bluw, e sim, vou até o final, então para conhecer, relembrar, ou passar raiva com a minha falta de habilidade, me acompanhe nessa jornada, e se inscreva no canal para receber os próximos capítulos:

>>>>>>>>>>>>>>>> Clique aqui para se inscrever!