2017 vem sendo um ano excepcional para os jogos. Ótimas continuações de franquias amadas como Zelda Breath of the Wild, Resident Evil 7, Persona 5 e Nier: Automata, novas IPs surgindo com Horizon Zero Dawn, Nioh e For Honor e até novas pérolas no mercado indie, como Hollow Knight, Divinity: Original Sin 2 e mais recentemente Cuphead. E dava pra continuar listando mais vários outros bons jogos.

Mas ainda tem muita coisa vindo ai. Época de final de ano sempre foi a com mais lançamentos grandes, disputando o seu dinheiro. Só pra ter ideia, três dos maiores jogos de 2017, Super Mario Odyssey, Wolfenstein 2 e Assassin’s Creed Origins chegam no mercado no mesmo dia. Complicado, a carteira não dá conta.

E pra você saber o que esperar, preparei essa lista com todos os maiores lançamentos até o final do ano. É muito jogo.

Os Grandes:

Os nove maiores lançamentos que chegam até o final de 2017.

> Super Mario Odyssey

Lançamento: 27 de Outubro
Plataformas: Nintendo Switch

Sobre: O ícone máximo dos games vai ganhar um novo jogo, mantendo o nível excelente da franquia. Super Mario Odyssey segue o estilo de Mario 64 e Sunshine, dessa vez com mundos muito maiores para se explorar, uma penca de coletáveis e várias novidades, como poder comprar roupas novas pro Mario – sim, agora as moedas estão ainda mais importantes. O jogo tá lindo, parece delicioso de jogar e é o motivo que vai me fazer sofrer por não ter um Switch nesse fim de ano.

> Wolfenstein II: The New Colossus

Lançamento: 27 de Outubro
Plataformas: Playstation 4 / Xbox One / PC (versão para Switch em 2018)

Sobre: Wolfenstein 3D foi o primeiro FPS feito, e a franquia teve seu retorno aos tempos de glória com o lançamento de Wolfenstein: The New Order em 2014. Ambientada em uma realidade onde a Alemanha venceu a guerra e a América é controlada por nazistas, a sequência promete trazer a combinação de humor com violência que fez sucesso no anterior, com uma experiência ainda mais polida, e com vários nazistas virtuais pra você atirar.

> Assassin’s Creed Origins

Lançamento: 27 de Outubro
Plataformas: Playstation 4 / Xbox One / PC

Sobre: Assassin’s Creed foi uma das principais séries da geração passada, mas que andou dando umas tropeçadas com as últimas versões. Ficou um ano de molho e agora volta reformulada, com Assassin’s Creed Origins, prometendo maior liberdade, um combate totalmente reformulado, e adição de vários elementos de RPG, como sistema de level e skill tree. Será que as férias foram o suficiente pra colocar Assassin’s Creed no caminho certo de novo? Tomara.

> Call of Duty: WWII

Lançamento: 03 de Novembro
Plataformas: Playstation 4 / Xbox One / PC

Sobre: Outra das principais franquias desde a geração passada, as últimas três versões de Call of Duty foram ambientadas no futuro, seguido de mais no futuro ainda, e depois no futuro pra cacete, coisa que vinha desagradando muitos fãs da série. Então na edição desse ano, COD volta no tempo e trás a Segunda Guerra Mundial, parecido com o que Battlefield fez ano passado – e com sucesso.

> Sonic Forces

Lançamento: 07 de Novembro
Plataformas: Playstation 4 / Xbox One / Nintendo Switch / PC

Sobre: É eu sei, Sonic em 3D é complicado, um eterno sofrimento. Sonic Forces traz como novidade a possibilidade de criar o seu próprio personagem da série, o que ao mesmo tempo é uma função interessante, também é assustador para quem conhece um pouco das artes que os fãs de Sonic costumam fazer e publicar na internet. Sorte que já tivemos o ótimo Sonic Mania esse ano, então o ouriço azul já fez a sua parte.

> Need for Speed Payback

Lançamento: 10 de Novembro
Plataformas: Playstation 4 / Xbox One / PC

Sobre: Mais uma franquia clássica que volta depois de uma breve pausa, Need for Speed Payback é mais uma tentativa de recomeço pra série. Mas pra ser sincero, também é um daqueles casos onde se muda muita coisa, mas no final o resultado não parece tão diferente dos últimos jogos da franquia. O ponto mais interessante é que Payback vai herdar algumas características da amanda e finada série Burnout, sendo quase uma mistura de Burnout Paradise com os Need for Speeds mais recentes.

> Star Wars Battlefront 2

Lançamento: 16 de Novembro
Plataformas: Playstation 4 / Xbox One / PC

Sobre: O Star Wars Battlefront de 2015 não é exatamente um jogo ruim, mas sofreu com a falta de conteúdo. Ouvindo todo o feedback negativo, a segunda versão vem cheia de coisa nova, incluindo uma campanha single player, o triplo de mapas, heróis e veículos, e com conteúdo baseado nas três eras de Star Wars. Ótimo pra entrar no hype de Os Últimos Jedi, que chega nos cinemas em dezembro.

> Pokémon Ultra Sun / Ultra Moon

Lançamento: 17 de Novembro
Plataformas: Nintendo 3DS

Sobre: Ultra Sun e Ultra Moon são versões revisadas e expandidas de Sun e Moon, com algumas mudanças e conteúdo extra, incluindo uma nova história principal. É também a despedida da série do 3DS, com o próximo jogo já confirmado para o Switch.

> Xenoblade Chronicles 2

Lançamento: 01 de Dezembro
Plataformas: Nintendo Switch

Sobre: A franquia de jRPG da Monolith vai ganhar uma nova versão ainda esse ano, dessa vez pra o Switch. Xenoblade é uma das séries de jRPG mais cultuadas entre os lançamentos mais recentes, e a continuação traz personagens inéditos e um mundo completamente novo pra explorar, com combate mais no estilo action RPG, e com um design de personagens terrível. Pelo menos o resto do jogo é até bonito.


 

Os Grandinhos:

Nem só de AAA vive o mundo, aqui vai a lista com alguns jogos menores (mas ainda bem relevantes), além de expansões e relançamentos de jogos importantes.

> Super Lucky’s Tale

Lançamento: 07 de Novembro
Plataformas: Xbox One / PC (Windows 10)

Sobre: Versão turbinada de Lucky’s Tale, jogo de plataforma 3D bem simpático que foi lançado para Oculus Rift ano passado, dessa vez deixando a realidade virtual de lado, com novo conteúdo e em versão mais polida.

> Horizon Zero Dawn – The Frozen Wilds

Lançamento: 07 de Novembro
Plataformas: Playstation 4

Sobre: Primeira grande expansão de Horizon, o DLC traz uma nova região gélida para ser explorada, com novos inimigos e uma história inédita.

> Hand of Fate 2

Lançamento: 07 de Novembro
Plataformas: Playstation 4 / Xbox One / PC

Sobre: Continuação de Hand of Fate, que mistura RPG com jogo de tabuleiro / cartas, trazendo 22 novos desafios.

> Nioh: Complete Edition

Lançamento: 07 de Novembro
Plataformas: PC (versão de PS4 já disponível)

Sobre: Sucesso no início do ano no PS4, Nioh vai chegar também no Steam. O jogo é basicamente uma mistura de Dark Souls, Onimusha e Ninja Gaiden, e uma das melhores novas franquias da geração.

> DOOM Switch

Lançamento: 10 de Novembro
Plataformas: Nintendo Switch (versões de PS4, X-One e PC já disponíveis)

Sobre: Um dos maiores jogos do ano passado tá chegando no Switch, em um port que parece bem competente. Vai dar pra matar demônios em qualquer lugar agora.

> L.A. Noire


*Vídeo da versão original do jogo, a nova ainda não foi revelada.

Lançamento: 14 de Novembro
Plataformas: Playstation 4 / Xbox One / Nintendo Switch

Sobre: Ninguém esperava por essa, mas o jogo de investigação noir da Rockstar está ganhando um remaster para os consoles da geração atual, incluindo o Switch. E continua sendo uma das mais impressionantes tecnologias de expressões faciais do mercado.

> LEGO Marvel Super Heroes 2

Lançamento: 14 de Novembro
Plataformas: Playstation 4 / Xbox One / PC (versão para Switch em Dezembro)

Sobre: Nova aventura de LEGO, trazendo vários heróis da Marvel, em uma das séries de “jogos para a família” mais bem sucedida dos últimos anos.

> The Elder Scrolls V: Skyrim Switch

Lançamento: 17 de Novembro
Plataformas: Nintendo Switch

Sobre: Depois de vender muitos milhões de unidades no PS3, X360, PC, PS4 e X-One, agora chegou a hora de vender também no Switch. Skyrim portátil não parece nada mal, hein?

> The Sims 4

Lançamento: 17 de Novembro
Plataformas: Playstation 4 / Xbox One (versão de PC já disponível)

Sobre: Pois é amigo, The Sims ainda existe, e continua tendo muitos fãs por ai. The Sims 4 foi lançado para PC em 2014, e finalmente vai ganhar uma versão para consoles, chegando no PS4 e no Xbox One.

> Resident Evil: Revelations 1 e 2 – Switch

Lançamento: 28 de Novembro
Plataformas: Nintendo Switch

Sobre: O spinoff de Resident Evil que começou como um exclusivo do 3DS, e que depois foi lançado para quase todas as plataformas do mundo, vai ganhar versões para o Switch, que podem ser compradas individualmente (digital) por 20 dólares cada, ou o pacote (físico) com os dois jogos, por 40 dólares. Além de todo o conteúdo anterior, a versão do Switch vai ter também dois novos minigames, incluindo uma homenagem a Ghouls ‘n Ghosts. Bem legal.

> Dead Rising 4: Frank’s Big Package

Lançamento: 05 de Dezembro
Plataformas: Playstation 4 (versões de Xbox One e PC já disponíveis)

Sobre: Originalmente lançado para Xbox One e PC, um ano depois Dead Rising 4 desembarca também no Playstation 4, em um pacote que contém o jogo original, todo o conteúdo extra lançado, e ainda um novo modo chamado “Capcom Heroes”, onde o Frank pode usar roupas e habilidades e personagens clássicos da Capcom.

> Okami HD

Lançamento: 12 de Dezembro
Plataformas: Playstation 4 / Xbox One / PC

Sobre: Lançado originalmente no PS2 e relançado no PS3, Okami vai ganhar mais uma versão remasterizada, agora pra geração atual. Okami é uma espécie de Zelda, só que com maior foco na narrativa, mais próximo de um RPG clássico. O jogo que já era lindo, agora vai ter suporte também para a resolução 4K. Deve ficar um espetáculo.

> Resident Evil 7: Biohazard Gold Edition

Lançamento: 12 de Dezembro
Plataformas: Playstation 4 / Xbox One / PC

Sobre: Versão completinha de Resident Evil 7, um dos melhores jogos do 2017. A Gold Edition traz o jogo original, os dois DLCs já lançados (Banned Footage Vol. 1 e Vol. 2), mais a nova DLC “End of Zoe”, além do novo conteúdo gratuito Not a Hero, com o Chris Redfield. No mesmo dia também estarão disponíveis para download os dois novos conteúdos, para quem tem a versão original do jogo.

> Injustice 2 PC


*Vídeo da versão dos consoles.

Lançamento: 2017, ainda sem dia definido
Plataformas: PC (versões de Playstation 4 e Xbox One já disponíveis)

Sobre: Jogadores de PC agora também poderão aproveitar a continuação de Injustice, lançada em maio para PS4 e Xbox One.Injustice 2 chega esse ano no Steam – mas ainda sem data confirmada.

Gostou? Compartilhe: