> O que é?

Franquia consagrada no mercado mobile, Plants vs Zombies recebeu um spin offchamado Garden Warfare, para consoles e PC. Anunciado na E3 de 2013, o primeiro Garden Warfare levava o universo de PvZ para o mundo dos shooters 3D. Muita gente não gostou da ideia logo de cara, e o jogo chegou em 2014 com boa parte do público esperando uma bomba. Por sorte não foi o que aconteceu, Garden Warfare agradou ao público, e se mostrou um jogo muito competente e divertido, pra mim mesmo foi uma das maiores surpresas dos últimos anos.

Garden Warfare é um shooter em terceira pessoa, que combina elementos dos shooters tradicionais com tower defense, gênero do Plants vs Zombies tradicional, aquele de celular. Não é muita surpresa imaginar que se trata da batalha de dois times aqui, o time das plantas, contra o time dos zumbis, e tudo é feito em diferentes modos de jogo, indo desde de algo que é bem próximo a ideia do jogo original, com um time defendendo a base enquanto outro ataca, até modos tradicionais dos shooters, como uma versão do Team Deathmatch, sempre com algum nome característico e bem humorado, mas que funciona do mesmo jeito que qualquer outro jogo do gênero.

O que acaba sendo a maior surpresa em relação ao jogo, é que ele é muito mais profundo e elaborado do que parece ser. Além dos modos diferentes, aqui existe osistema de classes. No primeiro Garden Warfare, você podia escolher entre 4 plantas e 4 zumbis, todos com características únicas e gameplay bem diferenciado. Na sequência, foram adicionados mais 3 classes de plantas e 3 de zumbis, fechando um total de 14 classes no jogo. Se isso já é um número bem expressivo, ainda temos que levar em consideração que cada uma dessas classes possui algumas variações, que mudam por exemplo a velocidade do tiro e o dano, além de possuírem características especiais, como deixar o inimigo pegando fogo (o que causa dano ao longo do tempo) ou congelado (que deixa lento, até travar totalmente). Somando tudo, temos impressionantes 110 variações de personagens jogáveis em Garden Warfare 2, o que é um número insano.

Além das classes em si, existem vários elementos que são importantes, como a velocidade de movimentação, quantidade de vida do personagem, alcance, dano e velocidade do disparo, zona de impacto, tamanho do pente de balas e tempo de recarga. Tudo isso adiciona muito ao gameplay do jogo, principalmente por cada uma das variações de classes ter um conjunto específico desses atributos. O que a primeira vista parece ser um jogo infantil e superficial, na verdade é um dos shooters mais variados que se tem no mercado hoje.

Tudo no jogo é desbloqueada através de figurinhas. Você vai ganhando dinheiro enquanto joga, e pode comprar pacotes de figurinhas com eles, do mesmo jeito que você fazia com os álbuns dos Cavaleiros do Zodíaco quando era criança. Cada pacote vem com figurinhas aleatórias, e acaba sendo um sistema bem divertido e viciante. Só que quando você quer algo específico, como desbloquear aquela variação para a classe que você joga, pode se tornar frustrante, já que você vai gastar horas e horas no jogo, comprar centenas de pacotes, e ainda assim talvez não vá conseguir o que você quer. E aqui nem tem aquele seu amigo rico pra trocar as figurinhas com você.

Garden Warfare 2 é a versão ampliada e melhorada do primeiro jogo, e você pode inclusive importar o seu save antigo pra manter tudo que você já desbloqueou no primeiro jogo, bem legal. GW 2 tem um modo single player, mas que na verdade é só mais um tutorial mesmo, e diferente do primeiro jogo, aqui você pode jogar qualquer modo com bots, além de ter também a opção de multiplayer local, com tela dividida. Mas claro que o jogo só importa mesmo se você for jogar online, a experiência single player é bem inferior. Se você gosta de shooters, e procura um novo jogo, diferente e variado, Garden Warfare 2 é uma ótima opção pra você.

E se você gosta de shooters, mas sempre achou o mundo online competitivo muito estressante, Garden Warfare 2 é uma opção mais leve e acessível, e sem ser raso, como pode aparentar a primeira vista.

> Informações

  • Plataformas: Xbox One / Playstation 4 / PC
  • Gênero: TPS / Tower Defense
  • Data de Lançamento: 23/02/2016
  • Desenvolvido por: PopCap
  • Publicado por: Eletronic Arts
  • Tempo médio da campanha: #
  • Preço: 60 dólares

> Notas e Reviews

> Ví­deos

> Trailer oficial de lançamento:

> Gameplay do iní­cio do jogo, em português, por Gameplayrj:

> Gameplay e análise completa, em inglês, por Boogie Play Games: