> O que é?

Sendo o segundo jogo feito pela desenvolvedora PLAYDEAD, responsável pelo excelente LIMBO, um dos melhores estúdios independentes da atualidade e fã de escrever tudo em caixa alta, INSIDE teve uma trajetória bem curiosa do seu anúncio até o lançamento. Diferente da super exposição comum que todo produto recebe? hoje em dia, Inside se manteve no escuro, sem divulgar muita coisa, com apenas dois trailers (bem parecidos, inclusive) e informações vagas. E isso tudo foi proposital, Inside tem uma aura de mistério, então a produtora resolveu levar isso pra divulgação do jogo, ou falta dela, afim do jogador experimentar o jogo sabendo o menos possível, como é a forma ideal de se jogar. E deu certo, se faltou publicidade antes, com o lançamento do jogo e todos os elogios que ele vem recebendo, Inside ganhou a atenção de todo mundo. Ele é inclusive o jogo mais bem avaliado de 2016 até agora, passando até por blockbusters como Overwatch, Uncharted 4 e Dark Souls 3. Não é pra qualquer um não.

Inside segue uma linha bem parecida com Limbo, que você provavelmente já jogou, e se não jogou, deveria. É um jogo de plataforma com puzzle, ou seja, você tem que ir interagindo com o cenário para ir descobrindo como passar dos obstáculos. Os dois jogos possuem muitas semelhanças, dá pra encarar Inside como um sucessor espiritual de Limbo, trazendo inclusive melhorias e refinamento em quase todos os pontos.

A arte do jogo é fantástica, com um visual minimalista extremamente bem produzido e animações impressionantes, sendo um dos destaques do jogo. Inside é sobre a atmosfera, explorar o universo do jogo e ir encaixando as peças da narrativa. Por isso o ideal é jogar sem saber muita coisa, pra não perder essa sensação de descoberta que o jogo vai te proporcionar, até porque a parte do gameplay em si é bem simples, e não é um jogo feito para ser desafiante ou qualquer coisa do tipo.

Inside vem mostrando a força dos jogos independentes, cada vez com produções mais caprichadas e elogiadas. É um jogo bem curto, sem muitos elementos de gameplay ou desafio, mas feito pra te manter imerso em seu universo do começo ao fim.

> Informações

  • Plataformas: PC /Xbox One (versão de PS4 no dia 23/08)
  • Gênero: Puzzle Platformer
  • Data de Lançamento: 07/07
  • Desenvolvido por: PLAYDEAD
  • Publicado por: PLAYDEAD
  • Tempo médio da campanha: 3~4 horas
  • Preço: R$ 36,99 (Steam)

> Notas e Reviews

> Ví­deos

> Análise completa do jogo, em português, pelo canal Nautilus:

> Trailer oficial:

> Iní­cio do jogo, em português, por BRKsEDU:

> InÃício do jogo, em inglês, por GameGrumps:

* TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE não é uma análise pessoal minha, o formato cobre os principais lançamentos, juntando as opiniões gerais sobre o jogo, explicação básica, informações importantes e vídeos para você conhecer melhor.