> O que é?

Em plena era dos jogos independentes, é normal aparecer sempre algum lançamento mais diferente, esquisitão, com aquela proposta de ser mais do que apenas um jogo, mas sim uma experiência, uma expressão de arte. A maioria deles é bem ruim e acaba deixando tudo isso na promessa, mas as vezes a gente ganha algo interessante do meio do mar de tentativas pretensiosas. É o caso de Bound, exclusivo pro PS4, produzido pelo estúdio Plastic, da Santa Monica Studio.

Diferente da maioria dos jogos desse tipo onde não se tem um estilo bem definido (chamados inclusive de walking simulators), Bound é um jogo de plataforma em 3D. Sim, como jogo de plataforma ele é extremamente simples, mas pelo menos já temos algo pra tratar ele como um jogo, e não apenas um TCC de arte de alguém. Apesar de simples, o diferencial de Bound é que o jogo utiliza movimentos de dança, mais precisamente de balé, para você se movimentar e ultrapassar os obstáculos, tudo com uma excelente fluidez.

O visual é o ponto de destaque, com uma arte um pouco estranha, misturando formas geométricas, cores e um toque de carnaval do Rio, mas é uma mistura que consegue entregar um visual agradável, com personalidade e principalmente, muito bem animado. Você controla uma princesa dançarina em um universo alternativo fantástico, onde tem que escapar de um monstro gigante. Mas como você pode imaginar, a real história que o jogo quer contar não é exatamente essa, mas sim algo bem pessoal, forte, e que você vai precisar jogar pra conhecer, caso contrário estragaria a experiência.

> Indicado pra quem?

Bound é um jogo curto e com uma jogabilidade muito simples, mas que é uma indicação fácil para quem gosta de jogar títulos diferentes, e pra quem procura uma narrativa emocionante e não tradicional. Ou indicado pra qualquer hipster também.

> Informações

  • Plataformas: Playstation 4
  • Gênero: Plataforma 3D Diferentão
  • Data de Lançamento: 16/08/16
  • Desenvolvido por: Santa Monica
  • Publicado por: Sony
  • Tempo médio da campanha: 2 horas
  • Preço: R$ 61,50 (PSN)

> Notas e Reviews

> Ví­deos

> Análise completa do jogo, em português, pelo canal Esquadrão Virgem:

> Gameplay trailer :

> Gameplay completo do jogo, sem comentários, pelo canal KreativeKill:

> Gameplay do início, em inglês, pelo canal GameGrumps: