> O que é?

ABZÛ um jogo quase singular. E digo quase porque ao mesmo tempo que ele vai contra muita coisa que se espera de um jogo tradicional, também não é algo que nunca tenha sido feito antes. Desenvolvido pelo estúdio Giant Squid, que apesar de ser novo, é liderador pelo diretor de Flower e Journey, dois jogos que se você teve um Playstation 3, provavelmente conhece, ou no mínimo já ouviu falar. Journey então foi um dos jogos mais aclamados da geração passada, e o maior nome entre os “jogos arte”, que apesar de não agradarem todo mundo, tem o seu público fiel.

Se você está familiarizado com esses jogos, então dá pra dizer que ABZÛ é uma versão subaquática de Journey. Se não está, vou explicar melhor pra você entender, não se preocupe. ABZÛ é um jogo focado quase que totalmente na exploração, em descobrir e de certa forma até apreciar os cenários, por mais prepotente que isso pareça. Você controla um mergulhador, e basicamente a premissa é explorar o ambiente, sem muitas mecânicas de gameplay elaboradas ou desafios.

Talvez o maior acerto seja a criação do universo, que é absurdamente lindo e traz aquela sensação de ser algo vivo. Felizmente você não vai precisar ficar buscando oxigênio para não morrer, e nem vai ter nenhuma mecânica que são o terror de qualquer fase da água em outros jogos. Os controles são simples e muito fluídos, e pra quem gosta de acompanhar uma história durante os jogos, ela existe aqui também, apesar de ser simples e a narrativa vai se desenvolvendo mais interpretando os ambientes, de forma bem minimalista. Definitivamente a história não tem sido o ponto mais elogiado do jogo.

ABZÛ é um daqueles jogos que geram a discussão se é um “jogo de verdade” ou não. Isso vai do gosto de cada um, e sendo ou não a minha praia acho positivo sim esse tipo de jogo existir, já que quanto mais variada a nossa opção de escolha entre os jogos, melhor pros jogadores. É um jogo bem curto, sem desafios e que foge muito do tradicional, então é pra quem se interessa por esse tipo de coisa, ou pra quem quer experimentar algo diferente mesmo. Além de uma ótima opção para jogar depois daquele dia merda que você teve, e quer relaxar um pouco quando chegar em casa. Pensando assim, talvez ABZÛ seja sim uma boa opção pra muita gente. Pra mim? mesmo, inclusive.

> Informações

  • Plataformas: PC /Playstation 4
  • Gênero: Exploração
  • Data de Lançamento: 02/08
  • Desenvolvido por: Giant Squid
  • Publicado por: 505 Games
  • Tempo médio da campanha: 2 horas
  • Preço: R$ 36,99 (Steam)

> Notas e Reviews

> Ví­deos

> Análise completa do jogo, em português, pelo canal Nautilus:

> Trailer oficial de lançamento:

> Iní­cio do jogo, em português, por BRKsEDU:

> Quick Look, em inglês, pelo canal Giant Bomb:

* TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE não é uma análise pessoal minha, o formato cobre os principais lançamentos, juntando as opiniões gerais sobre o jogo, explicação básica, informações importantes e vídeos para você conhecer melhor.