> O que é?

Depois de uma longa espera, finalmente Dragon’s Dogma: Dark Arisen recebeu sua aguardada versão para o PC. Dragon’s Dogma foi uma das mais recentes novas franquias lançadas pela Capcom, o jogo estreou nos consoles (PS3 e Xbox 360) em 2012, e recebeu uma nova versão, intitulada Dark Arisen, em 2013, também para os dois consoles, que expandia o universo do jogo original, com novas áreas, missões, inimigos e outros conteúdos adicionais, mas lembrando que essa versão é uma expansão, e não continuação.

Dragon’s Dogma é um action RPG, e tem um foco maior no combate do que a maioria dos outros títulos do gênero, o que agradou muita gente e fez com que o jogo, mesmo com alguns problemas, conquistasse fãs ao redor do mundo. O jogo também traz o interessante e diferente sistema da pawns, que são personagens que funcionam como ajudantes, formando sua party, e que você pode recrutar e utilizar pawns de outros jogadores, assim como seus amigos vão poder contratar os seus, rendendo inclusive recompensas para você.

Apesar de ter sido bem recebido, Dragon’s Dogma tinha um problema sem muita solução, ele era um pouco ambicioso demais para os consoles da época, e o resultado disso é que o jogo sofria com graves problemas de performance. Por conta disso, uma versão para PC sempre foi pedida, mas nunca apareceu, ou pelo menos até pouco tempo atrás, quando do completo nada, a Capcom confirmou que o jogo estava sendo portado pra PC, para a alegria de muitos jogadores.

Dragon’s Dogma: Dark Arisen já está disponível no Steam(por R$ 74,99), e um novo jogo da franquia, Dragon’s Dogma Online (free to play) já foi lançada no Japão para PS3, PS4 e PC, mas ainda sem data no ocidente.

Plataformas: PC (versão original para Playstation 3 e Xbox 360)

Lançamento: 15/01/2016  (23/04/2013 na versão Dark Arisen para PS3 e X360)

Desenvolvido por: Capcom Publicado por: Capcom

> Tempo de jogo

Campanha principal: 40 horas.

Campanha + Extras: 62 horas.

100%: 103 horas.

*Tempo médio, sempre pode variar de acordo como você joga.

> Notas e Opiniões

Média das notas pelo Metacritic: 81/100

O que a crítica falou:

O que você realmente tem aqui é a versão definitiva de um excelente action RPG. Twinfinite, 10/10

Gransys é um mundo fascinante e absolutamente lindo. Customização de personagens, combate, e o estranho enredo e brilhante final juntos fazem desse um dos action RPGs preferidos de todos os tempos. Não existe nada realmente novo nessa versão, mas é ótimo finalmente ter o jogo no PC. Forbes, 9/10

Mesmo com alguns pequenos problemas, Dragon’s Dogma continua sendo um jogo especial -GameTrailers, 8,5/10

A versão de PC não adiciona muita coisa nova, e certamente alguns pontos poderiam ser melhor trabalhados, mas Dragon’s Dogma: Dark Arisen continua brilhando como um excepcionalmente agradável RPG. PC Gamer, 8,1/10

Dragon’s Dogma: Dark Arisen é um memorial digno para um título criminosamente subestimado, e apesar de vacilar as vezes, o design, combate, cenário,e mundo que esse jogo molda é algo que merece ser preservado. GamingTrend, 8/10

Apesar da tendência de forçar o jogador a trabalhar em uma série de atividades repetitivas, Dragon’s Dogma entrega inovadoras e movimentadas lutas contra chefes, e o ocasional twist no enredo mantém as coisas interessantes. Graficamente Dragon’s Dogma não faz nada especial, mas para um jogo desenvolvido originalmente apara a geração antiga de consoles, ele entrega uma experiência satisfatória de gameplay no PC. GameCrate, 7/10

> Ví­deos e Gameplay

Vídeo do início do Guia Completo do jogo, em português, feito pelo ótimo e recomendadíssimo canal do Tiops, indispensável para quem vai se aventurar pelo jogo e pretende completar tudo possível:

Outro ótimo vídeo sobre o jogo de outro canal brasileiro, o Nautilus, especializado em jogos para PC. Esse mostra um guia básico para iniciantes:

Comparação entre a versão de PC e de consoles:

*Com informações de Metacritic, How Long to Beat e outras fontes citadas.