Qual é a primeira coisa que você pensa quando ouve falar em Slipknot? Barulho, gritos, máscaras bizarras, adolescentes de preto e satanagens variadas? Provavelmente alguma dessas opções, e não dá pra tirar a sua razão, realmente essa é a imagem deles.

É uma banda controversa, que costuma afastar muitas pessoas por ser algo pesado, meio dark (ou edgy), e que também afasta muitos fãs de rock por acharem que é uma banda comercial demais, entre outras acusações ainda menos agradáveis.

Pessoalmente eu preciso deixar claro que eu gosto muito da banda, e apesar de entender os motivos de quem não gosta, eu ainda acho legal pra caralho, mesmo fugindo do estilo que eu geralmente costumo escutar.

Mas o ponto aqui é justamente mostrar que existe sim um outro lado na banda, nem tudo é feito com gritos rasgados e 300 pessoas batendo em latas, Slipknot tem o seu lado suave, quase fofo, que ficou mais evidente depois do terceiro álbum (The Subliminal Verses), onde o som dos caras ganhou uma pegada mais melódica.

Então, separei 5 músicas para ilustrar esse lado diferente e mais tranquilo da banda, principalmente pra quem não gosta por achar pesado demais.

Vermillion Pt. 2

Vermillion Pt. 2 talvez seja a mais famosa dessa lista, e talvez algo que você até já tenha escutado, sem saber de quem era. Com esse clipe bem bizarro e essa Avril Lavigne do inferno voando, essa baladinha já deve ter servido de trilha sonora pra muito leitor, enquanto estava tristão por alguma menininha.

Circle

Mais uma música do terceiro álbum, Circle pode não ter recebido tanta atenção quanto Vermillion Pt. 2, mas é tão boa quanto. Na verdade, acho até melhor, é uma das minhas músicas preferidas do Slipknot. Mesmo se você odeia a banda por qualquer motivo, vale demais escutar pelo menos essa.

Dead Memories

Saindo um pouco das baladas melancólicas, Dead Memories já é bem mais uma música tradicional de rock, que poderia ser de várias outras bandas. Mas o som continua leve, pelo menos pro padrão do Slipknot, e é outro ótimo exemplo da versatilidade deles.

Snuff

Saímos das baladinhas melancólicas mas já voltamos, Snuff segue essa fórmula e entrega mais uma ótima faixa. Não sou o maior fã do clipe, esses vídeos que ficam parando a música pra mostrar historinha realmente não são pra mim, mas Snuff é um música muito boa e que pode entrar na playlist de muita gente que nem sonharia em escutar Slipknot. E essa versão acústica aqui é bem foda.

If Rain Is What You Want

Pra fechar a lista, vem a If Rain Is What You Want, última faixa do álbum mais recente. Ela foge um pouco do estilo das outras músicas, não é exatamente uma música leve, chega a ficar até bem pesada em alguns pontos, mas é mais lenta, e tem uma atmosfera incrível. Provavelmente a mais estranha das 5, mas que merece ser conhecida também.