E o sonho de poder aproveitar o multiplayer de qualquer jogo junto com todos os seus amigos, independente da plataforma em que cada um joga, parece está cada vez mais perto de se realizar.

Em um comunicado no site oficial do Xbox, Chris Charla (diretor doID@Xbox) confirmou que que vai liberar o suporte nativo para multiplayer entre o Xbox One, Windows 10 e outras plataformas.

Na prática, isso significa que pessoas com o mesmo jogo, mas em plataformas diferentes, vão poder jogar juntos. A função ainda não está disponível, mas chegará em um update futuro.

O primeiro jogo com essa opção será o Rocket League, que chegou no Xbox One em fevereiro, e que vai permitir o multiplayer cross-platform entre Xbox One e PC. Rocket League já permitia essa integração entre as versões de PS4 e PC, mas isso ficou de fora no lançamento pro Xbox One, já que a MS não liberava essa opção.

Microsoft disse que ficará a cargo de cada estúdio permitir ou não o multiplayer entre plataformas diferentes, e que o jogador também sempre terá a opção de filtrar e jogar apenas com pessoas que estão na mesma plataforma que ele, se preferir assim.

A integração entre Xbox One e PC é mais fácil, mas a opção de jogar com plataformas de outras empresas, como a PSN, vai depender dessa outra empresa liberar a função também. Mas segundo a Microsoft, por ela está permitido, então é já meio caminho andando.

É torcer pra isso ficar cada vez mais comum, e outras empresas aderirem a moda, quem sai ganhando somos nós, jogadores.