Jogos para celulares são uma realidade. Na verdade sempre foram, desde os tempos da cobrinha, mas hoje esse mercado evoluiu tanto que já podemos parar de ver como um quebra-galho, e enxergar como um mercado com personalidade própria, e muito movimentado, sendo provavelmente a plataforma que mais recebe títulos atualmente, mesmo a maioria sendo um lixo.

Sim, as opiniões ainda são muito divididas, há quem goste e dedique boa parte do seu tempo a esses “joguinhos”, e também existe o outro lado, o pessoal que nem considera isso como um jogo de verdade, e acha que nem deveriam existir. Radicalismos a parte, esse preconceito não veio de graça, muitos jogos de smartphones são sim produtos de baixa qualidade, cópias baratas e muitas vezes verdadeiras máquinas caça niqueis, onde você precisa gastar o seu dinheiro (sim, o de verdade) ou esperar 1 hora para aquele prédio incrível ser construído.

Porém, existe muita coisa interessante nesse meio, até porque mesmo se você pensar que apenas uma pequena fatia do que é lançado tem qualidade, 10% por exemplo, ainda é jogo pra caramba. E essa é a ideia dessa série de postagens aqui no bluw, separar e indicar alguns jogos desse meio que valem o download e a testada.

Vou começar com 3 jogos, até porque eu mesmo ainda sou iniciante nesse mundo de jogos mobile, e vou dividir em 3 categorias que acho que encaixam bem no que se espera de cada um deles.

> Arrow

Categoria: Joguinho besta pra passar o tempo

Disponível para: Android e iOS

Preço: Grátis

> O que é?

Arrow é mais um daqueles jogos onde você vai controlando algo (nesse caso, uma seta) só tocando e soltando a tela, desviando dos obstáculos até ver onde você consegue chegar. Só que ele tem uma diferença importante da maioria dos jogos desse estilo, Arrow não é um jogo que vai te irritar, pelo contrário, ele é surpreendentemente relaxante.

Não sei se é por causa do visual clean, da trilha sonora e efeitos de áudio, da simplicidade do jogo (não temos inimigos, mudança de velocidade, power-ups nem nada do tipo), mas passar uns minutos aqui pra mim é algo realmente desestressante.

O jogo é grátis, e não te obriga a gastar em nada relevante, então você pode aproveitar sem preocupações financeiras. É só baixar e testar, em 1 minuto você já conhece tudo que Arrow tem pra te oferecer, então é só ver até onde você consegue chegar (meu Highscore é de 136) e juntar as pedrinhas pra comprar novas skins. É uma boa distração e um relaxante barato.

> Melhores comentários dos usuários

> League of Evil

Categoria: Jogo de celular competente

Disponí­vel para: Android e iOS

Preço: Grátis

> O que é?

League of Evil é um platformer, desses bem difíceis e que exigem precisão total por parte do jogador, como acontece com Super Meat Boy. Esse tipo de jogo parece uma péssima escolha para o celular, já que a falta do joystick acaba pesando muito, só que no caso de League of Evil, os controles pela touchscreen funcionam muito bem.

Com um botão para pulo e outro para ataque (que também funciona como um dash), o jogo responde muito bem e basta um pouco de intimidade com o jogo para conseguir jogar sem problemas. A arte do jogo é bem legal também, com um visual retro que combinou bem. A série possui duas sequências para iOS, que apesar de competentes, não tem o mesmo charme do original.

Com uma versão free disponível e bastante conteúdo, é mais um jogo fácil de indicar para quem procura uma experiência um pouco mais refinada no seu smartphone. Fãs de platformers hardcore vão ter bastante com o que se divertir por aqui, e se acabar tendo dificuldade em alguma fase, é só mudar pro Arrow pra relaxar um pouco.

> Melhores comentários dos usuários

> The Wolf Among Us

Categoria: Bom port para smartphone

Disponí­vel para: Android e iOS

Preço: Grátis (primeiro capítulo, capí­tulos 2-5 são pagos)

> O que é?

Já conhecido por jogadores de consoles e PC, The Wolf Among Us é um adventure da Telltale, baseado na HQ Fables. Segue a linha dos outros jogos do estúdio, também sendo dividido em capítulos (cinco), e suas decisões de ações e diálogos vão mudando o rumo da história.

A versão mobile do jogo é um port bem feito, onde o jogo funciona muito bem, fica muito bonito na telinha do celular e os controles se adaptaram bem à touchscreen. Não sei se todo mundo vai concordar, mas achei um tipo de jogo que eu até preferi jogar no celular do que no console, apesar de não ser algo que você vai jogar nos minutinhos que tem livre porque exige atenção e tem o ritmo mais lento, mas é excelente pra jogar na cama, antes de dormir.

Por ser um jogo com gráficos mais pesados, você vai precisar ter um celular um pouco mais parrudo pra poder aproveitar, apesar de que eu rodei sem problemas em um smartphone médio (Zenfone 5). São 5 capítulos, mas o primeiro é grátis, então fica fácil de testar e conhecer o excelente jogo, pra mim o melhor da Telltale até hoje.

> Melhores comentários dos usuários

Gostou? Sim, não, talvez? Deixe sua sugestão de jogos para serem indicados aqui também, pode ser pelo comentário, e-mail, facebook, o que você achar melhor.