O que é?

Foals é uma banda inglesa de rock alternativo. Conheci eles ano passado, quando iam tocar aqui no Brasil (SP e RJ), cheguei a pensar que era uma banda nova, mas não, os caras já estão na estrada desde 2008, com 4 álbuns lançados.

O show brasileiro acabou nem acontecendo, o vocalista teve alguns problemas com a voz durante a turnê, e a apresentação por aqui foi adiada para junho desse ano (em São Paulo, o do Rio foi cancelado mesmo), então ainda dá tempo de conferir ao vivo. Mesmo sem show (que eu não iria na época de qualquer forma), pelo menos valeu a descoberta, a banda traz uma versão interessante do indie rock.

Como é o som?

Assim como basicamente toda banda de rock atual, eles fazem parte do alternative rock/ indie rock, denominação que já não faz sentido há muito tempo, alternativo é achar algo que não seja alternativo.

Enfim, o importante é que o som dos caras consegue de destacar no meio dos outros, eles fazem parte do sub-gênero math rock, que pra explicar de forma bem superficial pra não ficar chato, é algo que usa ritmo e marcações diferentes (mas precisas) para criar um som mais singular. Ou algo assim.

O som do Foals varia muito entre as faixas, algumas com um som mais “sujo”, onde o vocal quase que se mistura com a parte instrumental, e outras faixas que já bem mais suaves, mas você sempre consegue ouvir alguma característica que diferencia a música deles das outras bandas.

O que ouvir?

Com 4 álbuns lançados, tem bastante o que se escutar. Eu prefiro o álbum mais recente (What Went Down), mas ele segue uma linha um pouco diferente dos anteriores, o que não agradou tanto alguns fãs da banda, então é legal conhecer os trabalhos anteriores também, pra ver qual te agrada mais. Separei 5 músicas para você começar a escutar e conhecer:

Minha preferida, já apareceu antes aqui no bluw como música do dia. É uma música mais pesada, e acaba se diferenciando bastante das outras músicas deles, mas acaba me agradando mais que as outras.

Esse clipe tem um recurso bacaninha em que você consegue controlar a câmera. Se não funcionar aqui, tenta ver direto pelo YouTube.