O que é?

Twenty One Pilots é uma dupla americana, composta por Tyler Joseph e Josh Dun. O duo começou em 2009, lançou dois álbuns independentes, e em 2012 assinou contrato com a gravadora Fueled by Ramen, e a partir disso começaram a ganhar popularidade, primeiro com o álbum Vessel, lançado em 2013, e agora com o Blurryface, do ano passado, que vem vendendo muito bem.

Os pilotos estão em 5º lugar no ranking de artistas mais populares do momento, pela Billboard. Conheci a banda ano passado, já com o Blurryface lançado, mas mesmo com o sucesso recente, sempre que falo da dupla pra alguém, a resposta é sempre “Quem?”. Pois é, a popularidade deles por aqui ainda não é tão alta assim, mas o sucesso mundial é merecido, o trabalho dos caras é bem legal mesmo.

>VEJA TAMBÉM: Royal Blood, a nova dupla que todo fã de rock precisa escutar

Tem algumas coisas meio estranhas ali no meio, como essa onda do vocalista de pintar o pescoço e as mãos de preto nos novos clipes e shows. Talvez tenha algum motivo, mas nem procurei saber o significado disso, pra não me arrepender, só aceitei. As estranhezas não param por ai, tanto nos vídeos como nas apresentações, a presença de palco deles é no mínimo singular, nada que pessoalmente me incomode (e na verdade, acharia foda se eu fosse uns 10 anos mais novo), mas talvez possa ser irreverente demais pra você. Eu entendo, mas mesmo assim ainda vale escutar as músicas deles.

Como é o som?

É estranho. Talvez leve alguns replays pra se acostumar, pelo menos comigo foi assim. Mais uma banda com o som bem complicado pra se definir, mas vamos lá. 21 Pilots se encaixaria em alguma definição do pop, misturando elementos de vários outros estilos, com batidas eletrônicas, rap/hip-hop e até uma pitada de rock no meio. No último álbum (Blurryface), pra mim ainda tem alguma influência do Ska, gênero que não sou lá muito fã, mas não ficou ruim na mistura.

Vale lembrar que é uma daquelas bandas com estilos bem diferentes entre as próprias músicas e álbuns, é normal você escutar algo deles, e na próxima já parecer praticamente outro artista, então não desista e nem se apaixone na primeira música, escute mais pra formar a opinião.

Por toda a mistura, dá pra falar que o som do 21 Pilots é um pop feito do jeito certo.

O que ouvir?

Tem muita coisa boa e diferente, mas vou separar aqui 5 músicas pra quem quer conhecer e começar a ouvir a banda. Além disso, recomendo escutar o álbum Blurryface, além de ser o mais recente, achei um álbum incrível, um dos meus preferidos de 2015.

Stressed Out é a música mais popular deles no momento, responsável por boa parte do sucesso, e também é uma ótima primeira música pra se ouvir, já que é uma das faixas que mais mostram qual é o estilo da dupla.

Outra música do álbum mais recente, já com uma pegada mais pop. Detalhe que a loira do clipe é realmente a esposa do vocalista. Bela esposa, amigo.

Faixa do álbum Vessel, e clipe bem edgy, mas eu gosto bastante. Mais um exemplo de variedade deles.

Estamos falando de variedade, certo? Outro ótimo exemplo, boa música e que foge quase que completamente do estilo das outras.

Pra terminar, uma das minhas preferidas deles. Deixei também a versão ao vivo da música, pra quem quiser conhecer como é o (estranho) show dos 21 Pilots.