O YouTube definitivamente se tornou a maior fonte de conteúdo sobre jogos, não importa se você procura gameplays, análises, opiniões, vai ter uma tonelada de vídeos e canais oferecendo de tudo. Só que claro que vão existir sempre os canais mais populares, que estão em evidência, e muita coisa boa acaba ficando perdida atrás deles.

Não é uma crítica aos canais grandes, nem uma forma de falar que essa distribuição é injusta, até porque essa não é a minha opinião, mas como realmente existem bons conteúdos em canais pequenos, resolvi fazer uma seleção com alguns deles.

A ideia não é ajudar na divulgação nem nada do tipo, até porque somos menores do que eles, mas sim apresentar um conteúdo diferente pro público daqui, já que pode ter coisas que são interessantes pra você, mas você nem conhece. Então separei 5 canais, todos sobre games, pequenos e o método de escolha foi simplesmente canais que eu sou inscrito, e gosto do conteúdo.

É bom lembrar que canais pequenos sempre vão ter algum probleminha de estrutura, por não ter dinheiro pra investir, tempo ou até experiência mesmo, então o que importa é o conteúdo. E claro, se você gostar de algo, recomendo muito se inscrever e acompanhar cada canal, eu posso falar por mim e pela experiência que eu tenho aqui no bluw que isso faz uma diferença enorme, feedback, elogios, sugestões, ver o pessoal acreditando e acompanhando o seu trabalho é um combustível do caralho pra continuar.

Bora pra lista? Bora.

Nautilus

O Nautilus é um canal que você já deve ter visto aqui no bluw, ele é feito por alguns amigos meus (mas infelizmente não estou recebendo nada pra divulgar), e ele tem uma série de ideias muito boas ali.

O canal é sobre jogos pra PC, mas não se foca nas partes técnicas, não é aquele papo sobre placas de vídeo e performance (que eu pelo menos acho chato bagarai), mas o foco é simplesmente nos jogos. E o melhor de tudo é que boa parte dos jogos são multiplataforma, então mesmo se você jogar apenas em consoles, tirando um vídeo ou outro, todo o conteúdo serve pra você.

O canal tenta trazer um conteúdo mais “sério”, com análises muito bem feitas sobre cada game. Pra dar um exemplo, quando estava procurando vídeos de Oxenfree, pra postar na matéria que fiz, a análise? pelo Nautilus foi de longe o melhor conteúdo br que eu vi sobre o jogo. Firewatch, mais um jogo que já apareceu aqui, também teve um excelente review por lá. Além das análises, os caras ainda sempre tentam trazer um conteúdo relevante, por exemplo na última Steam Sale, o canal postou um vídeo mostrando um pouco e indicando 50 jogos bons que estavam em promoção no momento.

O canal ainda não tem um ritmo de lançamento de vídeos muito constante (mas que eu já soube que vai aumentar em breve, aqui é jornalismo investigativo, amigo), mas se você procura um conteúdo mais sóbrio, com boas análises e matéria relevantes para PC gamers, Nautilus é um ótimo canal para se conhecer, e seguir.

> Link do Canal: Nautilus

> Recomendado para: Quem procura um conteúdo mais sóbrio, com análises bem detalhadas, e foco nos jogos para PC.

Quest Gamer

Boas matérias, edição de qualidade, jogos relevantes, tudo isso são pontos muito importantes em qualquer canal, e que podem ser trabalhados e melhorados. Porém, existe um fator que dificilmente se consegue “melhorar”, geralmente ou você tem, ou não tem, e esse fator é o carisma. E puta merda, Quest Gamer tem carisma, muito carisma.

É um canal que eu conheci há pouco tempo, mas merece demais entrar na lista aqui. O Quest Gamer já tem uma pegada bem mais informal, o conteúdo continua sendo relevante, mas ele é mais focado no lado divertido mesmo. Pense em algo mais como o “Nerd Player”, no Jovem Nerd, é bem essa linha.

O canal posta vídeos semanais (quarta-feira), e além do formato de gameplay, ainda existem alguns especiais, meio Vlog, falando sobre algum tema específico, e o novo “Gordo na Jogada”, um reality que mostra a quest de um dos membros mais volumosos da equipe tentando emagrecer.

Tudo no canal é muito divertido, e com certeza você vai sair dos vídeos com vontade de ser amigo do pessoal de lá.

> Link do Canal: QuestGamer TV

> Recomendado para: Quem procura um canal com conteúdo mais variado e divertido.

Mau Jogador

Canal que eu conheci quase que por acidente, estava procurando vídeos sobre Firewatch pra postar aqui, acabei assistindo uma análise do jogo no Nerd News (canal que faz parte do Jovem Nerd), olhei? o que mais tinha por? lá e vi o review do Street Fighter V, fui assistir e achei excelente, muito bem feito mesmo. A análise era assinada por Mau Faccio, com link pro canal do cara, e foi assim que conheci o Mau Jogador, uma bela história, eu sei.

É um canal focado em gameplay comentado, e o trabalho do Mau nisso é excelente, consegue ser realmente algo divertido de se acompanhar, sem ir muito na z0eir@, sem aquele tipo de edição que para o jogo a cada 5 segundos pra mostrar um meme, e sem deixar de jogar pra ficar fazendo graça. Dá pra falar que é um canal de gameplay comentado mais voltado pro lado divertido, mas para quem não quer nada muito bobo ou exagerado.

A parte ruim é que o canal está meio parado, tem bastante conteúdo lá pra quem quiser conhecer, e ainda está sendo postado no formato de live stream (que é feita no YouTube e depois upada no canal), então pelo menos já apareceu conteúdo mais recente de jogos como Layers of Fear, Street Fighter V e The Division, esse inclusive sendo de uma live feita ontem – e na qual? eu cheguei faltando 2 minutos pra acabar.

Também dá pra acompanhar o trabalho do Mau Faccio pelo canal do Nerd News, e pela parte de notícias do site do Jovem Nerd. E também dá pra ficar enchendo o saco dele pra voltar com o canal principal.

> Link do Canal: Mau Jogador / Nerd News

> Recomendado para: Quem procura gameplay comentado, divertido mas sem tirar o foco do jogo.

Tiops

Assim como o Nautilus, Tiops também é um canal de um amigo meu, então eu já acompanho de perto o trabalho há muito tempo. Ou melhor, é um canal de dois amigos meus, já que são um casal, Tiops e Haze, e produzem boa parte do conteúdo juntos. Acho bem legal isso de pessoas casadas terem um canal juntos, ainda mais quando a esposa realmente gosta e joga de verdade, e esse é o caso aqui.

O canal do Tiops começou como um canal sobre a série Souls (Dark Souls, Demon’s Souls e Bloodborne), e apesar desse continuar sendo o foco, hoje o canal já cresceu e existe outros tipos de conteúdo aqui. Não faz muito tempo eles fizeram uma séria jogando Resident Evil, aquela versão HD do Remake que foi lançada ano passada. A série era com a Haze jogando pela primeira vez, e com o Tiops só comentando algumas coisas, sem dar spoilers pra ela, e caras, acabou sendo uma das séries mais legais que acompanhei no YouTube. Não sou muito de assistir séries de jogos assim, no máximo o primeiro vídeo, e nem ia acompanhar porque ainda não tinha jogado o RE Remake, mas acabei acompanhando a aventura pelo YouTube mesmo, e porra, não me arrependo.

O principal do canal são os guias completos da série Souls, então se você gosta dessa deliciosa franquia (e se você não gosta, sério, qual é o seu problema?), você vai achar os guias completos com todos os troféus/conquistas, dicas para iniciantes, além de conteúdo para quem quer ver sobre Dark Souls mas não procura exatamente um guia, também existem séries com desafios (como a Dark Souls no SL01, que está rolando agora), ou a Primeira Aventura, mostrando a primeira vez deles jogando cada jogo da franquia.

Tenho que destacar também os Lives, que eles fazem aos domingos, no Twitch, e que são divertidas demais. Inclusive, geralmente estou por lá, no chat, pra quem quiser bater um papo.

> Link do Canal: Tiops

> Recomendado para: Quem procura conteúdo e guias sobre a série Souls, e conteúdo ao vivo semanal.

Smzinho

O pai, o ninja, o mito, Smzinho é uma celebridade do YouTube Underground. É mais um canal focado na franquia Souls (mas também com vídeos sobre outros jogos), mas aqui não vão ter guias, nem nenhuma dica produtiva, é puramente entretenimento da melhor qualidade que a rede mundial de computadores pode oferecer.

Se você gosta de humor negro e comentários totalmente inapropriados, vai adorar isso aqui. E não só isso, existe toda uma linguagem especial no canal, então lá pelo terceiro vídeo você já vai estar falando igual a ele, repetindo os bordões, e pouco tempo depois todos os seus amigos também estarão, mesmo os que nem conhecem o canal.

Pra nossa felicidade o Smzinho continua jogando bem mal, então não faltam rages e xingamentos durante todos os vídeos. Recomendo demais os vídeos “Momentos de Felicidade”, que é uma montagem com os melhores momentos, melhores rages e melhores citações do nosso herói.

É praticamente um Pewdiepie nordestino, mas com menos dólares e mais orelha.

> Link do Canal: Smzinho

> Recomendado para: Quem procura conteúdo sobre Souls, mas nada informativo e focado na zoeira.