O momento atual é um pouco complicado pra Rockstar, estúdio responsável por Grand Theft Auto e uma das maiores produtoras de jogos do mercado.? Leslie Benzies, ex-chefe de desenvolvimento da Rockstar North, saiu da empresa após 15 anos de trabalho, e se aparentemente essa saída tinha sido tranquila, não é realmente o que os acontecimentos recentes mostraram.

Leslie Benzies está processando a Rockstar em US$ 150 milhões (mais de meio bilhão de reais), por royalties não pagos. Inclusive, o processo pode ser lido aqui.

> O motivo do processo

Leslie tinha tirado um ano sabático, que é como umas férias prolongadas que as pessoas ricas tiram as vezes, pra se afastar do trabalho e cuidar de outras coisas. Só que ao que parece, a Rockstar parou de pagar o dinheiro que? Leslie Benzies deveria estar ganhando durante esse período, mesmo não trabalhando, até porque é resultado do trabalho dele antes dessas férias e fazia parte do contrato dele.

Além de não receber, o ex-produtor disse que foi impedido de voltar ao trabalho, não podendo nem entrar no escritório, já que seu cartão de acesso foi cancelado. Ele assinou um contrato em 2008 com a Take-Two (dona da Rockstar), junto com os irmãos Sam e Dan Houser, donos do estúdio, que garantia que ele? teria participação nos lucros da empresa.

O mais bizarro disso tudo é que Leslie Benzies planejava sair da Take-Two com Sam Houser e Dan Houser, e juntos iriam começar um novo estúdio de jogos, chamado Another Game Company, usando o dinheiro dos royalties. Mas pelo jeito os irmãos Houser desistiram da ideia e resolveram tirar o Leslie da jogada. Sim, aparentemente esse tipo de coisa não acontece só em filmes e séries, mas também não é surpresa que tenha acontecido justamente na Rockstar.

> Faturamento bilionário de GTA

Junto com o processo, acabaram vazando algumas informações financeiras, uma delas afirmando que GTA V já faturou nada menos do que 3 bilhões de dólares. Eu não consigo nem imaginar esse valor.

Desses 3 bilhões (que é um faturamento maior do que dos maiores blockbusters do cinema, pra você ter uma ideia), 500 milhões de dólares vieram apenas das microtransações presentes no GTA Online. E você achando que ninguém gastava dinheiro com isso.

> No que isso tudo afeta a Rockstar e os próximos jogos

Take-Two e Rockstar estão longe de serem empresas pequenas e com pouco dinheiro disponível, mas 150 milhões é um valor alto o suficiente pra mesmo uma empresa desse porte? ter problemas, então se o valor for realmente pago, pode acabar prejudicando o desenvolvimento dos próximos jogos.

Mas a maior dúvida aqui é o quanto a saída de Leslie Benzies vai impactar na qualidade das franquias, já que ele era o maior responsável pelos últimos jogos da Rockstar, como GTA V e Red Dead Redemption. Claro que existe várias pessoas trabalhando e é até injusto dar todo o crédito de uma equipe enorme para uma só pessoa, mas um bom diretor é algo que influencia diretamente em qualquer produção. Agora a gente vai saber o quanto da genialidade dos jogos da Rockstar vinham diretamente da cabeça do Leslie.

Essa história ainda vai longe, então vamos aguardar os próximo capítulos, e ficar na torcida pra tudo ser resolvido sem foder muito os próximos jogos da Rockstar, que são alguns dos principais protagonistas do mercado de games atual.